ZH ABRE O VERBO: confira trechos da entrevista do ex-prefeito ao programa Conversa Franca

0

O empresário e ex-prefeito colinense Zé Henrique Brandão concedeu na manhã de hoje (15) entrevista ao programa “Conversa Franca”, apresentado pelo jornalista Luiz Filho, na Rádio Guanabara FM.

Durante a entrevista, Zé Henrique falou de diversos assuntos como das ações implementadas pela prefeitura, do volume de obras que a prefeita Valmira tem inaugurado na cidade… Falou da conjuntura política local, dos desafios para um segundo mandado da prefeita, da parceria do Governo do Estado com prefeitura, de ataques, ofensas e sobre diversos temas. Confira abaixo um resumo dos pontos mais importantes da fala do ex-prefeito.

Situação da cidade em 2016 e volta do grupo politico ao poder

No primeiro bloco do programa o ex-prefeito falou dos motivos que levaram seu grupo a disputar as eleições de 2016. Zé Henrique disse que pensou já ter dado sua contribuição para a cidade nos dois mandados de prefeito que exerceu, mas que naquele ano, ao se deparar com a situação caótica em que se encontrava a cidade, com o sistema de saúde em colapso, principalmente com o Hospital Nossa Senhora da Consolação caindo aos pedaços, com sua estrutura física totalmente comprometida, sem medicamentos, sem médicos, que ao se deparar com tudo aquilo, não viu outra alternativa que não encarar aquilo como um desafio para o grupo e que por isso decidiram lançar novamente os nomes de Valmira Miranda e João Haroldo como candidatos.

Segundo o ex-prefeito, a cidade de Colinas em 2016 era uma cidade que nem ambulância tinha. Todo o transporte de pacientes era feito por meio de carros comuns ou caminhonetes sem qualquer estrutura. Ainda de acordo com Zé Henrique, após ser eleita e tomar pé da situação a prefeita Valmira nomeou uma secretária competente e imediatamente começou o processo de recuperação do sistema de saúde do município com uma reforma profunda no hospital que hoje é referência para toda a região. Zé Henrique destacou ainda as excelentes condições físicas do hospital que, mesmo em tempos tão quentes, dispõe de espaços climatizados, todo reformado com grandes equipamentos, com alimentação adequada, médicos de todas as especialidades e medicamentos. O ex-prefeito falou ainda do trabalho que a prefeita realizou no CEO, que é o Centro de Especialidades Odontológicas que, segundo o ex-prefeito, estava totalmente abandonado e até com a mesma tintura deixada pela prefeita Valmira na gestão anterior. E hoje, conforme informou, o CEO é outra realidade. Na área da educação o ex-prefeito destacou várias ações como reformas e construção de escolas, diminuição do índice de evasão escolar com o resgate de mais de 2 mil alunos que estavam fora da sala de aula, dentre outras ações importantes implementadas pela prefeita Valmira.

Expectativa para o futuro, relação com políticos e preparo de Valmira

No segundo bloco da entrevista, o ex-prefeito falou do que espera para Colinas nos próximos anos. Segundo ele, a tendência é que tudo só melhore a partir de agora com a prefeita Valmira realizando várias obras importantes, a exemplos das creches, inclusive com uma já pra ser entregue agora pelo mês de setembro, e que com a chegada do vice-governador Carlos Brandão ao Governo do Estado em abril de 2022 as coisas só tendem a melhorar. De acordo com Zé Henrique, se com Carlos vice-governador muitas coisas foram conseguidas para Colinas, a tendência é que, ele como governador, muitos mais benefícios cheguem a cidade. O ex-prefeito avalia que a prefeita Valmira faz um excelente trabalho e que a população não pode perder a oportunidade de ver um filho da terra governador trabalhando junto com uma prefeita aliada.

Ainda no segundo bloco o ex-prefeito fez uma avaliação da gestão Valmira Miranda. Segundo o empresário, Valmira tem uma histária longa com o grupo Brandão que remota lá de trás, uma história de trabalho, de competência, de humildade, de honestidade. Zé Henrique disse que quando procurou uma pessoa na cidade lá na década de oitenta que pudesse lhe auxiliar, encontrou em Valmira a pessoa certa, que Valmira chegou, por mérito, à prefeitura colinense, graças à sua competência, trabalho e honestidade. Conforme analisa o ex-prefeito, Valmira teve um primeiro mandato bastante conturbado. Isso porque, segundo ele, houve a cassação de Jackson Lago, que era um governador aliado, e a partir daquele momento houve uma grande pressão em cima da gestão de Valmira e ela não pôde realizar o trabalho que pretendia e terminou por não se reeleger. Mas que no segundo mandato a prefeita veio com mais maturidade e mais preparada, que seguramente Valmira é a pessoa mais preparada do grupo para esse cargo, inclusive até mais que o próprio ex-prefeito.

Zé Henrique destacou ainda o fato de Valmira ter conquistado seu espaço na política colinense, que a prefeita hoje tem uma relação de confiança não só com os vereadores que lhe apoiam, a maioria absoluta da câmara, mas também com a população em geral. De acordo com o ex-prefeito, a prefeita Valmira tem o apoio da classe porque vem desempenhando um grande trabalho e que isso é reconhecido por todas as lideranças políticas ao justificarem o porquê de estarem apoiando o projeto de reeleição da prefeita e de se vice João Haroldo.

Parceria firme com o Governo do Estado

O ex-prefeito falou ainda da parceria entre a prefeita Valmira Miranda e o governador Flavio Dino. Zé Henrique agradeceu ao governador Flavio Dino por ter abraçado a causa de Colinas, por ter vindo a Colinas pedir votos e apoiar a eleição da prefeita Valmira e do vice João Haroldo. Segundo o ex-prefeito, Flavio Dino avalizou a chapa vencedora e com isso formou-se uma parceria exitosa que trouxe para Colinas vários benefícios como praças, o Viva Cidadão e Procon, Restaurante Popular, Maternidade de alta complexidade, Iema que será inaugurado no próximo ano, Defensoria Pública que será entregue ainda esse mês, vários quilômetros de asfalto, dentre outras obras importantes. E tudo isso, conforme afirma o ex-prefeito, só foi possível graças a amizade do governador com Colinas e a parceria firme com a prefeitura.

União Valmira e João Haroldo

Ainda no segundo bloco Zé Henrique falou da união entre a prefeita Valmira Miranda e seu vice João Haroldo. Para o ex-prefeito, a chapa Valmira/Joao Haroldo representa a verdadeira unidade do estado, a união do grupo que apoia o governador Flávio Dino. Zé Henrique afirmou que Valmira seguramente não seria candidata se tivesse feito um governo pelo menos razoável, mas que como ela está fazendo um governo muito bom, acima da média geral, inclusive, o grupo achou por bem lança-la candidata à reeleição, renovar a chapa vitoriosa com João Haroldo. Zé Henrique destacou ainda o trabalho que o grupo político fez na reeleição do governador Flávio Dino e na eleição do deputado federal Marcio Jerry. O ex-prefeito disse que em time que está ganhando não se mexe e que essa unidade renovada com a família Barroso representa a união do Estado com o líder maior Flavio Dino, que a chapa Valmira João Haroldo é a chapa apoiada por Flavio Dino.

Canteiro de obras

Sobre as diversas ações obras tocadas pela prefeita Valmira Miranda, o ex-prefeito afirmou que os próximos quatro anos serão bem melhores. Zé Henrique afirmou que a preocupação inicial dele era que as coisas não acontecessem, mas que conforme Valmira foi organizando a gestão, as coisas foram acontecendo e hoje Colinas é um canteiro de obras espalhado pelos quatros cantos do município. Valmira, conforme afirmou o ex-prefeito, recuperou a cidade, fez a ponte da Trizidela do zero, pavimentou centenas e centenas de quilômetros de estradas vicinais como as dos povoados Pavio, Cedro Grosso, Maravilha, Sitio Seco e outras localidades. Zé Henrique pediu ainda para que todos façam uma comparação entre a gestão passada e a atual, comparar uma gestão que trouxe o caos para a cidade com uma gestão de uma prefeita que governa com tranquilidade, competência exemplar e sem escândalo.

Convenção e apoio

Indagado sobre os apoios que a prefeita tem conquistado de diferentes segmentos da classe política local, o ex-prefeito foi enfático ao afirmar que o apoio da classe política é muito importante, mas o apoio que a prefeita tem do povo é mais importante que qualquer coisa. Segundo Zé Henrique, Valmira tem uma relação direta com a população, conhece cada um que mora na cidade porque tanto ela quanto seu vice, João Haroldo, vivem também na cidade e vivem o dia a dia da população, que não é como outros políticos que só aparecem em Colinas de dois em dois anos quando tem eleições.

Weverton Rocha

Questionado sobre o apoio que o senador Weverton Rocha está dando ao candidato adversário, tendo inclusive confirmado presença em sua convenção, Zé Henrique disse lamentar a postura do parlamentar. Isso porque, conforme afirmou o ex-prefeito, todo o grupo político do qual ele faz parte apoiou com toda a força e entusiasmo a eleição de Weverton em 2018, lhe dando mais de 8 mil votos e lhe fazendo o mais votado no município. Zé Henrique disse não ter muito a comentar sobre o assunto, mas que lamenta que o senador tenha ido por esse caminho de apoiar um adversário do governador Flavio Dino, que inclusive na campanha de 2014 agrediu o governador com palavras de baixo calão. O ex-prefeito disse que a única coisa que resta é pedir desculpa aos eleitores de seu grupo que votaram em Weverton e que considera isso uma grande traição por parte do senador. “Ele não honra os votos que recebeu de nosso povo. Além de apoiar um candidato que fez ofensas ao governador, ele também ofende ao povo que votou pra ele. E peço aqui desculpas por isso”, disse o ex-prefeito.

Reinaldo Sousa

Sobre o ex-prefeito Reinaldo Sousa que, conforme informação repassada a Zé Henrique estaria prestes a declarar apoio ao candidato adversário, o ex-prefeito colinense disse que Reinaldo Sousa apoiou a Valmira na eleição passada e fez parte do governo com aliados seus ocupando secretaria, mas que infelizmente condicionou o seu apoio a valores financeiros que estavam foram da realidade do grupo político e da prefeita. Segundo Zé Henrique, os valores propostos por Reinaldo foram absurdos e que não tinham como serem aceitos ou referendados e que considera também o gesto do ex-prefeito de Passagem Franca como uma traição.

Tontonho

No último bloco do programa o ex-prefeito foi questionado sobre os ataques que tanto ele quanto a prefeita Valmira vem sofrendo por parte de alguns membros do grupo adversário. Zé Henrique disse lamentar as ofensas e que não vai responder a ataques e que acha esses insultos desnecessários, e que seu grupo, o grupo da prefeita Valmira, vai mostrar trabalho e não ofender quem quer que seja, e pediu que os adversários fizessem o mesmo, que em vez de ofender as pessoas e famílias que mostrassem trabalho, mostrassem o que fizeram e o que pretende fazer caso vençam as eleições.

Sobre o fato do ex-vice-prefeito tê-lo chamado de ficha suja, que não poderia ser candidato e que por isso teria colocado uma empregada em seu lugar, o ex-prefeito apresentou certidões dos Tribunais de Contas do Estado e da União atestando sua elegibilidade. Zé Henrique lamentou que o advogado tenha optado por fazer esse tipo de política e disse que o conceito que Tontonho tem dele hoje não é o mesmo que tinha no passado, uma vez que até seu vice-prefeito foi no segundo mandato.

Zé Henrique disse também se orgulhar do fato de ex-colaboradores seus terem de destacado na política e tenham ocupados importantes cargos no município, a exemplo do ex-vereador Nonato, que foi seu tratorista, e do próprio vereador Stênio DD que já foi funcionário de suas empresas. O ex-prefeito disse também ter orgulho de Valmira ter sido sua colaboradora no passado e hoje vir se destacando como a melhor gestora de todos os tempos em Colinas.

Pra finalizar, o ex-prefeito disse ainda que não é candidato porque não quer, porque entende que já deu sua contribuição para o desenvolvimento de Colinas, mas que está elegível, conforme pode ser atestado por qualquer um, bastando para isso consultar os sites dos Tribunais de Contas do Estado e União.

“Eu não sou candidato porque não quero. Eu não estou em lista nenhuma de inelegíveis. Eu poderia ser candidato, mas porque não sou? Porque Valmira esta mais preparada que eu. Valmira preenche mais e agrega mais e está mais preparada pra ser prefeita. Eu já dei minha contribuição como prefeito da cidade por duas vezes e acabou”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui