SAÚDE | Governo do Maranhão entrega Hospital da Criança e novas UTIs em Colinas

0
Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, participou da inauguração do Hospital da Criança de Colinas

O Governo do Maranhão segue ampliando a rede estadual de saúde e entregou o Hospital da Criança de Colinas, beneficiando quinze municípios do alto sertão maranhense e dez novos leitos de UTI neonatal na Maternidade Humberto Coutinho, para atendimento de recém-nascidos.

A solenidade virtual de inauguração aconteceu hoje, as 10 da manhã no canal do Governo do Estado no Youtube e contou com a participação do goverandor Flávio Dino, do vice-governador Carlos Brandão, do deputado federal Márcio Jerry, dos deputados estaduais Cleide Coutinho e Arnaldo Melo e outras autoridades.

Autor de uma emenda parlamentar que ajudou na implantação do hospital, o deputado federal Marcio Jerry ressaltou a importância da obra para Colinas. “Esta obra é de uma importância imensa para Colinas. Além de nós termos assegurados através de uma ação sua (Flávio Dino), de seu governo, a maternidade Humberto Coutinho, agora o hospital da criança aí em Colinas para atender nossa cidade e todas as cidades aí da região. E tenho um orgulho imenso de ter podido colaborar com essa iniciativa do Governo do Estado através da destinação de uma emenda parlamentar”, disse.

Durante a solenidade virtual de inauguração, o governador Flávio Dino destacou a dimensão regional da conquista. “Tudo o que nós fazemos tem lógica. Temos em Presidente Dutra o Hospital Regional, também estamos fazendo uma Policlínica, teremos uma unidade do serviço odontológico Sorrir e, em Colinas, o complexo materno-infantil, de modo que teremos, na região central e no médio sertão maranhense, uma oferta ampla de serviços”, pontuou.

Em sua fala no evento, o vice-governador Carlos Brandão ressaltou a descentralização dos serviços de saúde no estado, que em gestões anteriores eram focados na capital. “Esse serviço de atendimento materno-infantil é extremamente necessário e praticamente não existia no interior. O Maranhão hoje é um exemplo de saúde para o Brasil, com expansão de serviços públicos com recursos estaduais. É muita coragem, muita vontade de fazer saúde”, assegurou.

O vice-governador destacou ainda a avanço no sistema de saúde do Estado com vários hospitais construídos nos últimos anos. “Nós temos vinte e três novos hospitais regionalizados prestando grandes serviços de saúde. Então eu diria que não é só colinas (que está sendo beneficiada), não é só nossa região, mas sim todo o Maranhão que tem o privilégio (de ter um sistema de saúde de qualidade). Caxias mesmo hoje tem um serviço de oncologia que antes só tinha em São Luís”, disse.

O Hospital da Criança de Colinas já está de portas abertas para atendimento em emergência pediátrica 24 horas por dia. A unidade conta com 30 leitos, sendo 20 de uso pediátrico e 10 para adultos, em suporte à Maternidade Humberto Coutinho de Colinas, também construído e entregue pela atual gestão.

O novo hospital possui equipamentos para exames de diagnóstico por imagem, como tomografia, raio x e ultrassom, além de exames de laboratório. Oferta, ainda, consultas ginecológicas, pediátricas e de agendamento de procedimentos cirúrgicos. Cerca de 150 profissionais foram selecionados para atuar na unidade de saúde.

Com a implantação do Hospital da Criança de Colinas, o governador Flávio Dino se mostra um verdadeiro amigo da cidade. São várias obras em todas as áreas nos últimos oito anos. Dentre as obras mais importantes, destaque para a Maternidade de Alta Complexidade Humberto Coutinho que, junto ao Hospital da Criança inaugurado hoje, se tornam o maior investimento na área de saúde já realizado pelo Governo do Estado no município e formam o Complexo Materno Infantil do Médio Sertão Maranhense.

Com informações do Portal do Governo do Maranhão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui