A Defensoria Pública do Estado do Maranhão entregou na cidade de Mirador, nesta segunda-feira (27), o 38° econúcleo da instituição. Em uma unidade moderna e sustentável, os mais de 21 mil habitantes do município, além da população do termo judiciário Sucupira do Norte, poderão ter os seus direitos garantidos e acessarão a justiça de forma integral e gratuita.
Conduzida pelo 2° subdefensor-geral do Estado, Paulo Costa, a cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita de Mirador, Domingas Cabral, do defensor público Marcelo Veiga, que já atua na região, além de representantes da Vara Única de Mirador, do Ministério Público e da sociedade civil. Ao final da solenidade, os convidados puderam apreciar a apresentação cultural Banda Príncipe Regente, do Centro de Ensino Isa Raposo Borba Guimarães.
“Dia de festa para a população de Mirador e de Sucupira do Norte com a entrega deste equipamento, que faz parte do nosso projeto de expansão institucional para o oferta de serviços públicos. Estamos levando o acesso à justiça e a direitos e, consequentemente, ampliação da cidadania. Chegamos para atender mais de 30 mil pessoas nesses dois municípios, a fim de que todos sejam acolhidos pela nossa instituição”, frisou o 2° subdefensor-geral, Paulo Costa.
O equipamento utiliza módulos individuais pré-fabricados em linha de montagem e que são instalados no local da obra, o que torna os custos menores e o tempo de execução mais rápido. A unidade contou com recursos do Tesouro Estadual e foi construída em terreno doado pelo tabelião e ex-defensor público Benito Pereira da Silva Filho. No econúcleo, uma placa em homenagem às personalidades que contribuem com o processo de expansão da Defensoria faz referência ao tabelião e também ao governador Carlos Brandão.
Para a prefeita Domingas Cabral, a chegada da Defensoria à cidade de Mirador representa um marco para a cidade. “O sentimento é de gratidão, deste momento que vai marcar a história de Mirador, da nossa pacata cidade aqui na região. Aqui tivemos uma força-tarefa, com o defensor-geral Gabriel Furtado e o governador Carlos Brandão. Para nós é uma honra ter agora um econúcleo da Defensoria Pública, onde o público-alvo é a população mais vulnerável, aquelas pessoas que não tem condições de pagar para garantir os seus direitos”, declarou.
A instalação desta unidade ecológica faz parte do projeto inovador de expansão institucional baseado nos pilares da sustentabilidade, da responsabilidade social e da economicidade. A unidade utiliza módulos individuais pré-fabricados em linha de montagem instalados no local da obra, o que torna os custos menores e o tempo de execução mais rápido. Com a entrega deste novo ponto de atendimento, o intuito é a promoção dos direitos sociais dessa região.
“Estou muito feliz de estar aqui, em mais uma inauguração, na abertura de mais um econúcleo da Defensoria Pública do Maranhão, que coloca um novo pontinho verde no nosso mapa. Além de marcar a nossa presença, essa unidade vai também marcar o início de uma nova história para o município, com esperança na luta por direitos dessa população que a gente tanto ama e defende”, frisou o defensor público Marcelo Veiga.
O novo prédio está localizado na Rua Antônio Cunha, S/N, Centro, e conta com 90,2 m² de área construída com recepção confortável e climatizada, uma sala para defensor (a) público (a), salas para reunião e conciliação, para assessores e estagiários, além de copa e banheiros, sendo um deles adaptado para pessoas com deficiência.