Patrulha Maria da Penha vai reforçar proteção às mulheres vítimas de violência em Colinas

0

Buscando proteger as mulheres que encontram-se em situação de violência doméstica e familiar, a secretária da Mulher, Aliciene Barroso, esteve reunida na manhã de terça-feira (14) no auditório do CESCO, juntamente com representantes da Polícia Militar e Guarda Municipal, para alinharem a implantação de uma Patrulha Maria da Penha.

O serviço tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas de urgência vigentes.

A violência contra a mulher é um problema que, infelizmente, está presente em todo o Brasil e merece uma atenção especial dos órgãos de atendimento social e de segurança. A Patrulha Maria da Penha é parte importante nas ações que a prefeitura colinense e Polícia Militar, juntamente com a nossa Guarda Municipal, vai implementar’, afirmou Aliciene Barroso. 

O que é a Patrulha Maria da Penha

Desde 2017, a Patrulha Maria da Penha soma 42 mil atendimentos em todo o Maranhão. Destes procedimentos, 580 são prisões por descumprimento de medida protetiva. O grupamento conta com efetivo próprio, viaturas e parceria de órgãos da justiça. Foi criado pelo Decreto Estadual n° 31.763, de 20 de maio de 2016. O grupamento é órgão da Polícia Militar do Maranhão e integra o Comando de Segurança Comunitária, que são ligados à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

A Patrulha Maria da Penha atua no atendimento e acompanhamento das mulheres em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência doméstica e familiar, detentora de medidas protetivas de urgência, deferidas por autoridade competente, fiscalizando o cumprimento desta. Para cumprir essa missão, realiza policiamento ostensivo e preventivo, com atendimentos diários por meio de visitas, rondas e contatos telefônicos.

A atuação deste grupamento militar se soma a outras iniciativas do Governo do Estado, com articulação conjunta em benefício da mulher que sofre violência. Neste conjunto está a Casa da Mulher Brasileira, no bairro Jaracaty, que oferece amparo psicológico, social e jurídico. Funciona 24 horas e conta com os serviços de atendimento às mulheres em um mesmo espaço.

Portal da Prefeitura Municipal de Colinas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.