NOTAS SOBRE A PESQUISA ELEITORAL DE COLINAS

0

Valmira abre quase 14 pontos de vantagem

Pesquisa do Instituto Econométrica de intenção de votos para a Prefeitura de Colinas divulgada há pouco pelo Jornal Nova Era, da TV Nova Era, de Colinas, mostra que, se as eleições fossem hoje, a prefeita e pré-candidata à reeleição Valmira Miranda venceria o pleito com 46,3% dos votos, seguida do ex-prefeito Antonio Carlos que teria 32,9% da preferência do eleitorado. A vantagem sobre o ex-prefeito é de mais de 13%. Num universo de 20 mil eleitores isso daria algo em torno de 2.600 votos. Para a pesquisa, foram ouvidos 419 eleitores dos dias 17 a 19 de agosto em todo o município. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o número MA 04740/2020, tem margem de erro de 4,3% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Zona urbana

Impressiona nos números a grande virada de Valmira na zona urbana de Colinas tanto no quesito espontâneo quanto no estimulado. No cenário espontâneo (quando não são apresentados os nomes de candidatos ao eleitor), ela aparece com 40,7% das intenções de votos. Em seguida vem Antonio Carlos com 21,6%, Régia Barroso com 1,5% e até o ex-prefeito Zé Henrique foi citado por 1,1% dos eleitores. O vereador Júnior Costa foi citado por 0,3% dos eleitores. Quando o instituto apresentou os nomes dos candidatos aos eleitores da zona urbana os números foram: Valmira 51,3% e Antonio Carlos 29,3%. A vereadora Régia Barroso teve a preferência de 7% do eleitorado. Em qualquer situação a vantagem da pré-candidata dos Republicanos passa dos 20 pontos.

Rejeição

O ex-prefeito é também o mais rejeitado quando o instituto perguntou ao colinense em quem não votaria nem a pau. Antonio Carlos é rejeitado por 33,7% e Valmira por 32,2%.

Percepção de vitória

Outro dado importante do levantamento foi quando a Econométrica perguntou aos eleitores quem eles achavam que ia vencer as eleições em Colinas. Para 53,2% dos entrevistados, a prefeita Valmira Miranda será a grande vencedora das eleições de novembro. Antonio Carlos aparece em segundo com 18,9% e Régia Barroso com 2,9%. Não souberam responder 25,1%.

A tendência é aumentar

No passo em que a coisa anda a diferença entre Valmira e AC é crescer. Com a gama de importantes ações realizadas em Colinas e mais outras tantas por vir, esse percentual tende a expandir. A prefeita cresce na simpatia/preferência do eleitorado, enquanto Antônio Carlos, distante, sem vice definido, e com as eleições batendo na porta, segue em crescente rejeição.

Régia forte

Chama a atenção no levantamento um dado bastante significativo: o nome da vereadora Régia Barroso. Mesmo sem nunca ter afirmado que seria candidata a prefeita, a parlamentar aparece na frente do ex-prefeito Zé Henrique Brandão.  Na pesquisa espontânea ele foi citada por 1,5% dos eleitores e Zé Henrique por 1,1%.

Ducha de água fria

Os números da econométrica também foi uma ducha de água fria na já combalida pré-candidatura de Antonio Carlos. Sem grupo político formado, sem companheiro de chapa definido, sem estratégia e sumido da cidade mesmo quando está presente, o ex-prefeito parece não saber que rumo tomar.

Sumido

A propósito do sumiço do ex-prefeito, um aliado importante do pré-candidato disse ao blog que há dias tenta falar com ele e não consegue. “Ligo e ele não atende. Há três dias tento falar com esse homem e nada. Se comigo que sou um aliado de primeira hora é desse jeito imagine com um simples eleitor como não deve ser. É difícil”, lamentou.

O vice

Continua a saga do ex-prefeito Antonio Carlos na busca por um companheiro de chapa que lhe traga pelo menos uma mão cheia de votos. Praticamente fora da disputa, a ex-companheira Shâmia Madeira promete chutar o pau da barraca se se confirmar seu alijamento. Na disputa tem alguém da família Joacy José dos Santos, podendo ser inclusive o jovem e promissor empresário Jocilmar, seu filho, e o pastor Cristiano Bahia.

Gilvan do Curimatã

Cunhado da ex-prefeita Shâmia Madeira e do vereador Stênio DD e aliado de primeira hora da prefeita Valmira Miranda, o pré-candidato a vereador Gilvan, morador do bairro Curimatã, tem tudo pra sair de sua localidade com uma expressiva votação. Pra completa insônia dos cunhados.

Pensando bem…

Se sem pesquisa o desânimo na oposição já era grande, imagina agora com a pesquisa onde Valmira bota quase 14% de vantagem em cima de Antonio Carlos. É um cenário desesperador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui