NOTAS CURTAS DA SEGUNDA

0

Carlos bate um bolão

Não é só na política que o vice-governador Carlos Brandão bate um bolão. Exímio articulador político, com nomes fortes disputando eleições com chances reais de vitória na maioria dos grandes colégios eleitorais, inclusive São Luís, CB é também um craque do basquete, como mostra o vídeo acima e essa cesta de três pontos que fez ao reinaugurar a reforma de uma quadra na Lagoa da Jansen.

Picou a mula I

Nem bem terminou o período de convenções o pré-candidato Antonio Carlos já se mandou pra São Luís. Foi visto rodeado de amigos da capital e sem usar máscara. A Covid que lute.

Picou a mula II

Quem também se mandou quase que ao mesmo tempo para Recife, onde mora, foi o pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Antonio Carlos, o também médico Reinaldo Filho. Os dois não aguentavam mais os dias quentes nessas terras tupiniquins.

A chapa dos ausentes

Reinaldinho e Antônio Carlos: a chapa dos ausentes.

Apesar de nascido em Colinas, a vida de Antônio Carlos é em São Luís, onde tem família, vive e trabalha. Já Reinaldinho nasceu em Teresina, onde também foi criado, passava férias em Passagem Franca e hoje vive no Recife.  Duvido se sabe ir do centro da cidade ao Papoco sem se perder.

Em comum

Há muito em comum entre Antonio Carlos e Reinaldo Filho, além do fato dos dois serem médicos: eles não moram em Colinas e só aparecem em tempos de eleição. Não é exagero dizer que os dois não passaram sequer 40 dos 1460 dias desses últimos quatro anos na cidade.

Filhos da terra

Ao contrário dos dois estranhos que querem comandar a cidade por telepatia e sob a tutela de um ficha suja, temos do outro lado Valmira e João Haroldo, dois colinenses que se não passaram os 1.460 dias desses quatro anos em Colinas, andaram bem perto disso.

Os órfãos da terra

Com a partida dos cabeças de chapa da cidade nesse período de pré-campanha, seus correligionários estão assim meio que órfãos sem saber o que fazer. Com isso, Reinaldo Sousa pai já reina absoluto como herdeiro único do espólio eleitoral carlista, inclusive recebendo gente do povo e prometendo até empregos numa eventual gestão carlista.

Ganha um doce

Ganha um doce quem for agora nas casas de Antonio Carlos e Reinaldinho e encontrar os dois lá esparrados em seus sofás ou recebendo algum aliado ou quiçá até fazendo uma consulta médica em alguma pessoa. No máximo vai encontrar o líder substituto Reinaldo Sousa já posando de chefe de tudo e traçando rumos de campanha.

A esperteza da raposa

Aliás, quando optou pela coligação com o grupo carlista a velha raposa Reinaldo Sousa não quis ou pediu qualquer vantagem pessoal. Na verdade ele tá é de olho no eleitorado de Antonio Carlos. Como todos devem imaginar, pela idade que tem, mais de 70 anos, essa deve ser a última eleição a ser disputada pelo ex-prefeito. Com isso, já que foi alçado ao posto de segundo mais importante do grupo, Reinaldo Sousa imagina que toda herança eleitoral da oposição vai cair de bandeja em seu colo.

Contemporâneos

Reinaldo e Antonio Carlos devem ter a mesma idade. A questão é que o ex-prefeito colinense não tem herdeiro político, ao contrário da raposa de Passagem Franca, que pensa em lançar o filho Reinaldinho candidato a prefeito de Colinas em 2024.

Está nascendo um novo líder

A bem da verdade, com a ida da raposa velha Reinaldo Sousa para o lado de Antonio Carlos e já de cara sentando na janela e ocupando o lugar de segundo mais importante do grupo, próceres como Shâmia, Zé Eider, Antonio Menezes, Joaci José, Stênio DD, Daniel Passos e outros que há anos militam na oposição colinense serão relegados à condição de coadjuvantes e terão que seguir as orientações políticas do ficha suja de Passagem Franca. Deu foi ruim.

Pesquisa

Amanhã, dia 22, o Jornal O Estado do Maranhão, do Sistema Mirante, deve divulgar pesquisa de intenção de votos realizada em Colinas pelo Instituto Escutec.

Pensando bem…

Se inventaram a modalidade de ensino à distância, o EAD, Antonio Carlos e Reinaldinho vão inventar a modalidade de campanha à distância, o CAD. (Sincera, Valmira)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui