NOTA DE ESCLARECIMENTO

0

O Hospital Municipal Nossa Senhora da Consolação e a Prefeitura de Colinas vêm a público esclarecer o que segue:

A paciente R A C B deu entrada no Hospital Municipal Nossa Senhora da Consolação no dia 12 /11/2020 com diagnóstico de complicações vasculares em membros inferiores associada a lesão com fibrina e necrose (pé diabético).

A paciente era idosa, hipertensa e diabética de longa data. Seguiu estável realizando o tratamento do pé diabético, sendo inclusive avaliada pelo cirurgião geral durante internação.

Não apresentava nenhum sintoma da COVID-19, não apresentava queixas de dor, sempre com boa aceitação da dieta, recebendo cuidados da equipe médica e de enfermagem.

No dia 22/11 a paciente apresentou dispnéia leve (falta de ar) por volta das 10h, mantendo saturação maior que 94%, quadro que dispensa o uso de respirador. Mesmo assim, a paciente a partir deste momento recebeu a oxigenioterapia.

Após o resultado do teste para a COVID-19 positivo, a paciente foi encaminhada para o setor de Covid, recebendo todos os cuidados de acordo com o protocolo.

O teste da paciente apresentou IGG positivo, isto quer dizer que provavelmente já estava infectada quando deu entrada no Hospital, visto que os anticorpos IGG para a COVID-19 só se apresentam após, no mínimo, 14 dias depois da infecção.

Apesar de todo o esforço da equipe médica e de enfermagem, a paciente evoluiu rapidamente com rebaixamento de nível de consciência e parada cardiorrespiratória. Foi realizado o protocolo de reanimação porém sem resposta.

Não houve negligência médica, todos os cuidados necessários foram tomados. A paciente recebeu toda assistência necessária.

Os respiradores do Hospital Municipal Nossa Senhora da Consolação estão disponíveis para quaisquer pacientes que deles necessitarem. Neste caso em específico, não foram utilizados em razão do protocolo de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar), iniciado após piora repentina do quadro da paciente em questão e que, infelizmente, não obteve êxito.

A Secretaria Municipal de Saúde de Colinas não tem medido esforços no combate à COVID-19 desde o início da pandemia. Como exemplo disso, dos 2236 casos confirmados, temos 2150 pacientes recuperados.

Reforçamos nosso pesar a toda a família enlutada e nos colocamos à disposição para prestar os demais esclarecimentos que se fizerem necessários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui