Colinas é reconhecida internacionalmente pelo avanço de ações voltadas para crianças e adolescentes

0

Fruto do trabalho de uma gestão compromissada de Valmira Miranda, Colinas conquistou o selo Unicef edição 2017-2020, uma certificação internacional conferida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef que reconhece municípios que avançam na implementação de ações, programas e projetos relevantes em favor da infância e da adolescência.

Dos 1.924 municípios brasileiros participantes apenas 431 foram certificados. No Maranhão apenas 37 dos 217 município conquistaram o Selo.

Para conseguir esse resultado, o município precisou trabalhar algumas estatísticas importantes, como a cobertura vacinal que hoje está maior que 95%. Colinas também alcançou 100% do percentual de crianças de até 1 ano de idade com registro civil de nascimento.

Outro destaque nas ações em busca do selo foi o Programa Busca Ativa, que resgatou mais de 2 mil alunos de volta a sala de aula e reduziu a taxa de abandono escolar de 6.7 para 2.1.

O percentual de crianças beneficiadas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) saiu de 42 para 49. Além disso, o município saiu de 7 para 3 no percentual de crianças menores de 5 anos com peso alto.

Esses são só alguns dos resultados obtidos. O articulador do Selo Unicef, Adalberto Sousa, ressalta que estes resultados só foram alcançados pelo esforço conjunto de todas as secretarias da gestão de Valmira Miranda e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Adalberto destaca alguns programas desenvolvidos que foram fundamentais para a conquista do Selo, que são: Corrida contra o Racismo promovida pela Secretaria de Juventude, a Semana do Bebê promovida pelas Secretarias de Saúde, Juventude, Assistência e Educação, o Projeto Meninas Ocupam promovido pela Secretaria da Mulher, o Criança Mais Fortinha através da Secretaria de Saúde e o Jogando com Educação: Fora da Escola não pode através da Secretaria de Juventude com coordenação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui