Evento que contou com o apoio do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher, fez parte do encerramento da VII Semana de Combate ao Feminicídio
A Avenida Litorânea, em São Luís, foi palco de uma importante iniciativa neste domingo (24), que foi a Corrida de Combate ao Feminicídio, evento que teve início às 6h e marcou o encerramento da VII Semana de Combate ao Feminicídio.
Com tema “Acreditar que pode ser diferente”, a semana dedicada à conscientização sobre o feminicídio foi uma realização conjunta da Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Casa da Mulher Brasileira, ONG Somos Todos Marianas, além de diversos órgãos e entidades que compõem a Rede de Proteção à Mulher. O patrocínio da iniciativa privada também foi fundamental para o sucesso do evento.
A Ong SOMOS TODOS MARIANA surgiu depois que a publicitária Mariana Costa foi encontrada morta em 2016 no apartamento onde morava, localizado no bairro Turu. Conforme as investigações das polícia civil, ela foi vítima de estupro e asfixiada até a morte, e tem como iniciativa levar para bairros e escolas, palestras com intuito de proteger a mulher e desmistificar o estereótipos sobre o papel masculino e feminino na sociedade.
Carol Costa, irmã de Mariana Costa e vice-presidente da ONG, transformou a dor e revolta pelo assassinato da sua irmã em 2016 em uma ação coletiva para que casos de feminicídio como esse não ficassem impunes e para ampliar o debate sobre os estereótipos de gênero, o papel da mulher na sociedade e os tipos de violência sofridas por mulheres em todo o Maranhão.
E quem esteve no local participando da corrida foi Mariana Brandão. Filiada ao MDB e com aparições cada vez mais frequentes ao lado de líderes da gestão estadual, Mariana Brandão, que conquistou o carisma de comunidades junto a vereadores da Capital já conhecidos, como Concita Pinto e Edson Gaguinho, além de pautar questões referentes à saúde pública, em especial, ao tratamento odontológico, associado diretamente à sua formação profissional na área, também tem se mostrado engajada na união de mulheres e na luta por igualdade de gênero.
Jovem, inteligente, determinada e com uma energia contagiante, Mariana Brandão tem marcado presença em espaços e ações por toda a Grande Ilha. “Eu, como mulher, acredito que tudo pode ser diferente. Precisamos acolher, escutar e cobrar por medidas que nos deixem mais seguras. Por uma causa dessas a gente corre sim e vamos muito mais além. Juntas somos mais fortes. TOMA PARTIDO, MULHER!”, destacou.