A Câmara Municipal de São Luís realizou nesta quarta-feira (20), solenidade de entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira em reconhecimento aos ludovicenses e demais personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade no ano de 2023 em diferentes áreas de atuação na capital maranhense. O evento aconteceu no Palazzo Eventos, no Araçagy.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Victor. A lista de homenageados incluiu médicos, empresários, jornalistas, executivos, militares, líderes religiosos, além de personalidades que colaboraram para o desenvolvimento de São Luís.
Cada vereador indicou até três personalidades para receber a comenda, que é a maior e mais importante do parlamento ludovicense.
Dentre as personalidades contempladas nesta 28ª edição estão Marcus Brandão, presidente estadual do MDB e diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, e Orleans Brandão, secretário de Assuntos Municipalistas do Governo do Maranhão. A indicação foi do vereador Edson Gaguinho.
Tanto Marcus quanto Orleans Brandão vem contribuindo muito para o desenvolvimento da cidade de São Luís nos últimos anos. O primeiro, na condição de importante figura da política estadual, e o segundo como titular da Secretaria de Assuntos Municipalistas do Governo do Maranhão. Através deles, muitas ações tem contribuído para melhorar a vida população da Capital.
Honraria – A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução do plenário 05/95 e é destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para três personalidades.
Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.