A Câmara Municipal de São Luís realizou ontem, quinta-feira, solenidade de entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira em reconhecimento aos ludovicenses e demais personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, no ano de 2022, em diferentes áreas de atuação na capital maranhense. O evento aconteceu no Espaço Residencial, na Avenida Mário Andreazza.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Osmar Filho. A lista de homenageados incluiu médicos, empresários, jornalistas, executivos, militares, líderes religiosos, além de personalidades que colaboraram para o desenvolvimento de São Luís. Cada vereador indicou até três personalidades para receber a comenda, que é a maior e mais importante do parlamento ludovicense.
Dentre as personalidades contempladas nesta 26ª edição estão Audreia Noleto e Jandira Dias. A primeira, colinense, e a segunda, patoense radicada em Colinas, tiveram papel de destaque na campanha à reeleição do governador Carlos Brandão na Ilha de São Luís. A indicação foi do vereador Edson Caguinho.
Foi sob a coordenação de Audreia, orientada pelo marido Marcus Brandão e com o auxílio de Jandira Dias, que a campanha à reeleição do governador Carlos Brandão teve uma importante guinada na Ilha de São Luís. Figurando sempre em segundo ou terceiro lugar em algumas pesquisas realizadas há poucos meses das eleições, Brandão, após intenso trabalho realizado por Audreia e Jandira com lideranças políticas de toda a Ilha de São Luís, ultrapassou Weverton Rocha e Lahésio Bonfim e saiu das urnas de São Luís com 45,57% dos votos válidos, mais de 256 mil votos, bem à frente do segundo colocado que teve apenas 27%.
Audreia levou para São Luís todo o aprendizado adquirido em campanhas vitoriosas em Colinas, notadamente nas eleições de 2012, 2016 e 2020 quando atuou como uma das principais coordenadoras. O trabalho realizado por Audreia Noleto fez Brandão sair vitorioso não só na capital, mas em todos os municípios da Grande Ilha de São Luís.
“Agradeço ao vereador Edson Gaguinho pela indicação de nossos nomes para receber essa importante homenagem e a todos os parlamentares que fazem parte da Câmara Municipal de São Luís. Agradeço também – e principalmente – ao meu marido Marcus Brandão por me possibilitar essas experiências e aprendizados”, agradeceu a homenageada em suas redes sociais.
Honraria – A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução do plenário 05/95 e é destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para três personalidades.
Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.