No fim da tarde desta terça-feira (20), no estacionamento da Casa de Apoio e Orientação Ninar, na Ponta D’areia, em São Luís, uma van pegou fogo, ocasionando a propagação do incêndio. As chamas foram contidas a tempo pelo Corpo de Bombeiros, que irá auxiliar na apuração da causa.
A Casa Ninar é um espaço especializado no acolhimento e tratamento de crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor. Além de também amparar as famílias de todo o Maranhão, a unidade possibilita a reprodução de oficinas de neurodesenvolvimento nos municípios de origem.
O governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes; e do comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto, se deslocou imediatamente até a Casa, para verificar o incidente e acompanhar a inspeção.
“Viemos aqui, logo após acontecer o incêndio, para fazer a inspeção em dois veículos. O Corpo de Bombeiros foi ágil e conseguiu controlar as chamas que provavelmente tenham sido ocasionado por problemas elétricos. Isso já está sendo apurado. Vamos tomar as providências necessárias para que a Casa Ninar, que é um símbolo do nosso governo, possa continuar funcionando normalmente”, assegurou o governador Carlos Brandão.
O comandante do CBM/MA, Célio Roberto, garante a segurança e a integridade do espaço após o incidente. “Ninguém ficou ferido, a estrutura não foi afetada em nada. O Corpo de Bombeiros está, desde agora, liberando para funcionar normalmente a Casa de Apoio Ninar”, garantiu.
O secretário da Ses, Tiago Fernandes, reafirma que o espaço dará continuidade ao amparo às crianças em tratamento. “A Casa Ninar está intacta e mantém os atendimentos normalmente a partir de amanhã”, reafirmou.
A coordenadora do Projeto Ninar, a neuropediatra Patrícia Sousa, fala sobre o cuidado para com as pessoas presentes na unidade durante o incidente e destaca que a Casa Ninar seguirá funcionando em seus horários normais.
“A brigada de incêndio funcionou perfeitamente; todas as pessoas que estavam aqui, pacientes e funcionários, foram reavaliadas. Não houve feridos, estão todos bem. A Casa está funcionando normalmente, amanhã estaremos funcionando nos horários integrais”, afirmou a coordenadora